7 de julho de 2009

HAMBURGUER DE LENTILHAS





Ingredientes

1 xícara de lentilhas
400 g de cogumelos
2 colher de sopa de manteiga
1 cebola pequena picada
1 cenoura crua ralada
1/4 xícara de pão integral esfarelado
1/2 xícara de aveia fina
2 colher de sopa de shoyu
2 colher de sopa de salsa picada
1 clara de ovo caipira
sal marinho e pimenta a gosto

Como fazer

Deixe a lentilha de molho na água, na véspera. Lave bem os grãos e cozinhe em duas xícaras de água até que estejam macios, mas não demais: é importante que os grãos fiquem firmes (leva mais ou menos 30 minutos, talvez seja necessário adicionar um pouquinho mais de água ao cozimento), pois se amolecerem e ficarem encharcados, não se consegue modelar o hambúrguer sem juntar um excesso de farináceos, o que o deixa pesado e com o sabor alterado. Escorra bem as lentilhas e reserve.
Refogue a cebola na manteiga até dourar (pode-se fazer isso também em um pouco de óleo). Acrescente os cogumelos picados e refogue até todo o líquido evaporar. Deixe esfriar.
Numa tigela, junte as lentilhas, a mistura de cogumelos, a aveia, a cenoura e a salsa. Acrescente a clara batida levemente e depois, o shoyu.
Tempere com o sal e a pimenta, acrescentando o pão esfarelado, aos poucos, para dar liga. Coloque essa massa na geladeira por uma hora.
Molde os hambúrgueres e grelhe.
Se quiser, faça um molho de tomates para acompanhar.

Dicas

Pode-se substituir, no todo ou em parte (metade), os cogumelos por palmitos picadinhos, cenouras ou berinjelas levemente cozidas, no formato de cubinhos ou azeitonas, cortadas em lascas miúdas; quando usar a cenoura em cubinhos, substitua a cenoura ralada da receita, por uma beterraba crua ralada; assim, variamos os ingredientes e o prato também não fica tão caro.

( Cozinha Natureba – Vera Falcão)

Um comentário:

tecendo sonhos disse...

adorei tudo vai í uma receita da maionese deleite
suco de 1 limaõ
1/2 x de leite hiper gelado(PODE USAR LEITE EM PÓ COM ÁGUA GELADA)
1 dente de alho
bater bem e acrescentar óleo não use azeite pois fica muito forte.
o certo é usar 1 x de leite ,mas fica rende mais ou menos 500g,por isso sugeri menos ,é melhor testar com menos,caso vc queira uma corzinha coloque 1 gota de corante ou mostarda ,pois fica bem branquinha mas muito boa, bjs

Blog Widget by LinkWithin