24 de junho de 2009

ESTUFADINHO DE PALMITO




MASSA

1 ½ xícara (chá) de água filtrada
1 ½ xícara (chá) de leite
1 cubo de caldo de galinha
1 ½ xícara (café) de óleo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
sal a gosto

RECHEIO

1 vidro de palmito cozido e picado
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1 tomate sem pele e semente picado
1 colher (sopa) de óleo
½ xícara (chá) de leite
1 colher (sopa cheia) de farinha de trigo
cheiro verde picado a gosto
sal a gosto
orégano a gosto

Modo de preparo

Leve a panela ao fogo com água, o leite, o caldo de galinha e o sal. Quando essa mistura levantar fervura, junte a farinha de trigo de uma só vez. Desligue o fogo e mexa bem até incorporar.
Em seguida, ligue novamente o fogo (fogo baixo) e deixe que cozinhe por aproximadamente 3 minutos. Quando estiver soltando do fundo da panela, desligue o fogo.
Coloque sobre uma superfície, deixe que esfrie um pouco e sove. Coloque, então, a massa sobre um prato untado com óleo. Reserve.

RECHEIO

Em uma panela com óleo, refogue o alho e a cebola. Deixe dourar um pouco e acrescente o tomate, o palmito picado e os temperos. Em outra vasilha, misture a farinha de trigo com o leite.
Leve essa mistura à panela e deixe apurar um pouco para cozinhar a farinha de trigo. Desligue o fogo e junte o cheiro verde picado.
Com auxílio de um rolo, abra a massa em formas de círculos e coloque uma colher de recheio no centro. Pegue outro círculo feito com a massa e coloque sobre o recheio.
Corte o estufadinho, utilizando um cortador ou forma de empadinha trabalhada, retire a massa excedente e sove para fazer outros círculos. Depois é só retirar a forma de cima da massa.
Empane os estufadinhos, passando pela clara de ovo e farinha de rosca (de padaria). Em seguida, em óleo limpo e quente, frite-os.

2 comentários:

FÁBIO SILVA disse...

BOM DIA TIEMI!!
VC E SUAS RECEITAS DELICIOSAS HEIN?
ADORO COZINHAR TBÉM!
FUTURAMENTE QUEM SABE POSSO CRIAR UM BLOG DE RECEITAS!RSRSR
BJUS E BOA QUARTA-FEIRA!

Vana disse...

Tiemi boa noite. Adoro palmito, mas comia muito qd morava em S. Paulo. Aqui nunca comi, confesso que me deu água na boca!
Minha linda, obrigada pelo seu carinho sempre!Bjokas mil!

Blog Widget by LinkWithin